Início Política Lançado Plano de Erradicação do Trabalho Infantil visando o desenvolvimento harmonioso das crianças

Lançado Plano de Erradicação do Trabalho Infantil visando o desenvolvimento harmonioso das crianças

por Redação

Ministra de Estado para área social, Carolina Cerqueira discursa no lançamento do plano nacional para erradicação do trabalho infantil

Um Plano de Acção Nacional para a Erradicação do Trabalho Infantil (PANETI) em Angola, mediante a criação de estratégias políticas de prevenção, foi lançado quinta-feira (17), em Luanda, pelo Executivo angolano.

Lançado num acto presidido pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, o plano visa criar um ambiente favorável para o desenvolvimento harmonioso das crianças e fortalecer a capacidade institucional para a resolução da problemática do trabalho infantil no país.

O PANETI/2022-2025, criado à luz do Decreto Presidencial nº 239/21 de 29 de Setembro, surge em concretização das Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e constitui uma acção decisiva para a tutela dos direitos humanos.

Para a implementação do plano, o Governo angolano criou a Comissão Multisectorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Segundo a OIT, em 2020, 160 milhões de crianças e adolescentes entre os cinco e 17 anos foram vítimas de trabalho infantil no mundo, sendo 97 milhões de meninos e 63 milhões de meninas. 

O trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os(as) de frequentar a escola e estudar normalmente, bem como de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades, constituíndo uma grave violação dos direitos humanos.

Em 2019, por via de uma resolução aprovada por unanimidade, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2021 como Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, com a finalidade de instar os governos a trabalharem para atingir a Meta 8.7 dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Meta 8.7 do 8º objectivo da Agenda 2030 dos ODS encoraja os Estados membros da ONU a tomarem medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de seres humanos e garantir a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento e uso de crianças como soldados, e, até 2025, pôr fim ao trabalho infantil em todas as suas formas. (In Angop)

Poderá também achar interessante