Início Política Interpol capturou prófugo da justiça angolana

Interpol capturou prófugo da justiça angolana

por Redação

Foi divulgado em primeira mão por este portal do Jornal 24 Horas, sábado (16), que foi detido em Portugal o antigo PCA da TCUL, Abel António Cosme, procurado pela justiça angolana depois de ter fugido do país por ter sido arrolado no ‘caso CNC’.

Entretanto, mais pormenores da detenção que aconteceu na quinta-feira, dia 14 de Janeiro de 2021, em Lisboa – Portugal, revelam que, em cumprimento de uma Notificação Vermelha da Interpol N.º A45937/5/2019, emitido pelo Gabinete Nacional da Interpol (GNI) – Luanda, o cidadão angolano Abel António Cosme, prófugo da justiça angolana, condenado à revelia por ter sido arrolado no Processo do Conselho Nacional de Carregadores, que envolveu também o ex-ministro dos Transportes Augusto Tomás.
O Gabinete Nacional da Interpol de Lisboa (Portugal) apresentou no dia seguinte, 15 de Janeiro, o referido detido junto de um Juiz para legalizar a sua detenção.
Assim sendo, o GNI/SIC já está a accionar os procedimentos necessários para que as autoridades angolanas possam requerer a sua extradição o mais rápido possível.
Recorde-se que a Interpol em Angola alertou em tempos que cidadãos angolanos envolvidos em práticas criminosas, que ausentaram-se do país para fugirem à Justiça, podem ser capturados pela Interpol, para serem presentes a tribunal, desde que as autoridades competentes emitam mandados de captura. SP

Poderá também achar interessante