Fostem Pedro Garcia é, desde o dia 06 de Fevereiro de 2022, o novo secretário-geral do Movimento de União Nacional – MUN, força partidária que, entretanto, ainda aguarda pela sua legalização junto do Tribunal Constitucional
Victor Kavinda
O presidente da nova força política Movimento de União Nacional (MUN), Karl Mponda, pela competência que lhe atribuem os estatutos, designou com efeitos legais, o novo secretário-geral, que foi apresentado à comunidade nacional e Internacional. A nomeação deve-se ao facto de estruturar a organização e dinamizar as estratégias de funcionamento a nível nacional e não só.
Sublinhe-se que o MUN ainda aguarda pela legalização. Ao apresentar Fostem Pedro Garcia como secretário-geral, Karl Mponda realçou que os membros do Conselho Político e da Câmara de Representantes, depois de várias análises, principalmente entre o líder do partido e o vice – líder com mais alguns quadros idóneos consultados, o senhor Fostem Pedro Garcia Nimi foi considerado digno, capacitado e preparado para dirigir o órgão executivo do Partido, pois a dinâmica e a perfeição são exigidas ao extremo pois “carregamos um lema que nos obriga a não falhar, reconhecendo a importância da missão que carregamos” com foco no slogam “Repensar Angola e Devolver à Pátria a sua Grandeza”.
O presidente do MUN acrescentou que confia no seu novo secretário-geral que guiará o partido com espírito de união e coesão, acreditando ser a solução dos problemas que afligem a sociedade angolana. “O nosso apoio para que ele possa triunfar nesta tarefa é de 100%, qualquer falha que tenha cometido ao longo desta jornada é desconsiderada. Hoje entregamos-lhe a grande oportunidade de tornar-se num gigante dentro do partido e que juntos possamos caminhar em busca da vitória final nas eleições que se avizinham”.
Trajetória política
Fostem Pedro Garcia Nimi É um cidadão muito cauteloso em termos políticos, nunca vestiu oficialmente a camisola de um partido político, talvez tenha prestado serviços ao governo.
Em 2016 juntou-se ao Movimento de União Nacional- MUN num período difícil por razões de segurança do Estado , na época como simples membro do partido, apresentou propostas que foram aceites e continuou a trabalhar na mobilização, em 2018 por motivos alheios falha a viagem para participar na reunião de Lisboa, onde decidiu-se dar um outro rumo ao Partido em destaque, a decisão de legalização do partido.
Em 2020 constituiu voluntariamente o processo para ser um dos requerentes da Comissão Instaladora perante o tribunal, depois do grande sucesso no processo de requerimento, trinta dias depois de termos dado entrada do processo no TC ( 21/08/2020, no dia 21/09/2020 foi consultado e notificado para ocupar um cargo importante para assegurar o processo desconhecido em que o partido tinha iniciado (recolha de assinaturas); Fostem Pedro Garcia Nimi foi nomeado ao cargo de diretor chefe do Gabinete para Fiscalização cargo que ocupou até a sua exoneração por conveniência de trabalho.
O actual secretário-geral, já carrega experiência de trabalho e um enorme conhecimento sobre os recursos humanos, com uma capacidade de persuasão, locução e debate, qualquer dirigente do Partido sabe e presenciou os feitos da sua capacidade de diálogo onde perante situações terríveis que pareciam sem soluções ele deu o rosto e resolveu, como casos na Huila, kwanza Norte e na Lunda Norte.