Início Política Em cooperação com Angola, Bancos dos Emirados estão a congelar contas ligadas à família Dos Santos

Em cooperação com Angola, Bancos dos Emirados estão a congelar contas ligadas à família Dos Santos

por Redação

Notícias postas a circular dão conta de que o ‘Emirates NBD’ (ex-Banco Nacional de Dubai), congelou as contas de Konema Mwenenge, um amigo de infância de Sindika Dokolo, o falecido marido de Isabel dos Santos.

Os bancos dos Emirados Árabes Unidos estão a congelar os bens da família Dos Santos e de pessoas a ela relacionadas. Esta iniciativa é uma resposta a um pedido de cooperação da justiça angolana, efectuado antes do início do Ramadão, a 13 de Abril, avança a ‘Africa Intelligence’.

Segundo esta publicação, a Unidade de Inteligência Financeira Central dos Emirados Árabes Unidos respondeu de forma rápida à solicitação das autoridades angolanas e contactou vários bancos que provavelmente têm contas de Isabel dos Santos, do seu marido Sindika Dokolo (falecido a 29 de Outubro) e de um associado seu franco-congolês e amigo de infância, Konema Mwenenge.

A ‘Africa Intelligence’ adianta que, na passada semana, o ‘Emirates NBD’ (ex-Banco Nacional de Dubai) congelou as contas de Mwenenge e no início do mês dois outros bancos reportaram contas à Unidade de Inteligência Financeira. Um deles, o Mashreqbank, congelou as contas corporativas e pessoais pertencentes a Mwenenge.

Isabel dos Santos está actualmente a residir no Dubai. Também o seu pai e ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, tem permanecido neste território, para onde se deslocou no sentido de acompanhar a filha após o falecimento de Sindika Dokolo.

O jornal Expresso, na sua última edição, avançava que José Eduardo dos Santos planeia regressar a Barcelona, onde tem vivido desde que deixou a presidência de Angola, em Setembro de 2017. *(In Negócios)

Poderá também achar interessante