Início Política Dra. Claudineth Cerqueira é a nova líder do MPLA no município de Talatona

Dra. Claudineth Cerqueira é a nova líder do MPLA no município de Talatona

por Redação

Claudineth Vitória Damião Fragoso Cerqueira é a nova Primeira Secretária do MPLA para o município de Talatona, acumulando com o cargo de Administradora Municipal Adjunta para a Área Política, Social e das Comunidades

Empossada na tarde de sexta-feira (24) como Primeira Secretária do MPLA do município de Talatona, em cerimónia presidida pelo Primeiro Secretário provincial de Luanda, Bento Bento, e que contou com a participação de diversas personalidades partidárias, governamentais e da sociedade civil, a Dra. Claudineth Damião Fragoso Cerqueira, assume assim a direcção do partido naquela circunscrição, para incutir maior dinâmica e interação entre as organizações de massas, nos militantes e cidadãos em geral, bem como conferir um ambiente mais airoso e salutar na sociedade local e não só.

A Dra. Claudineth é descrita no seio do MPLA e em meios da sociedade como um quadro competente, com forte espírito de liderança e que sempre se empenha com afinco nos seus afazeres em prol do bem – estar dos cidadãos, em particular, e das comunidades, em geral.

Formada em Medicina pela Universidade de Ciências Médicas de Havana / Cuba, em 2009, é especialista em Gastrenterologia, e detentora de um vasto leque de formações na área do saber,  sendo também docente universitária.

A Dra. Claudineth Cerqueira é membro do Comité Central do MPLA e também membro do Comité Nacional da JMPLA e do Comité Nacional da OMA.

A nível do partido e das suas organizações de massas, desempenhou múltiplos cargos de direcção, destacando-se o de Primeira Secretária da JMPLA em Cuba, e membro mais novo do Comité Nacional da JMPLA no período em referência.

Como jovem mulher e convicta pelos princípios estatutários e valores da OMA, filiou-se nesta organização onde teve uma participação activa nos programas de sensibilização e educação das mulheres e em defesa dos propósitos do MPLA na sociedade, destacando-se no programa Saúde/Mulher nas Comunidades. Pela sua elevada entrega e avaliação positiva na altura, foi eleita membro do Comité Provincial da OMA, e mais tarde, eleita para o seu Comité Nacional.

É igualmente membro do Comité de Especialidade dos Médicos do MPLA e do Grupo de Acompanhamento do Secretariado Bureau Político à província de Malanje, depois de já ter sido das províncias do Cuanza Norte, Cuando Cubango e Lunda Sul.

Entre outros, foi ainda co – fundadora dos projectos Jovem Mulher e da Criação das Brigadas de Saúde da JMPLA, membro do Comité Municipal da JMPLA no Kilamba Kiaxi e Coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Comité Nacional da JMPLA ao distrito urbano da Sapú, no referido município, bem como foi coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Comité Municipal do partido de Talatona ao distrito urbano da Cidade Universitária, sendo, actualmente Coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Comité Municipal do partido de Talatona ao distrito urbano de Talatona sede.

Profissionalmente, exerceu diversos cargos, havendo a destacar o de directora de Saúde do município de Talatona; directora do Banco de Urgência de Medicina no hospital Josina Machel (ex – Maria Pia), médica especialista do Departamento de Gastroenterologia e responsável pela Docência dos Internos de Especialidade e os estagiários no mesmo hospital.

Realizou tarefas como endoscopias, colonoscopias, seguimento de pacientes no internamento e consultas de gastro-hepatologia.

É docente universitária da cadeira de Patologia no Instituto Superior Politecnico Alvorecer da Juventude.

Desde Novembro de 2019 é a Administradora Municipal Adjunta para Área Política, Social e das Comunidades do município de Talatona, na província de Luanda e acumula agora com o cargo de Primeira Secretária municipal do MPLA.

Poderá também achar interessante