Início Política Detido depois da segunda audiência – São Vicente já faz contas à vida na cadeia de viana

Detido depois da segunda audiência – São Vicente já faz contas à vida na cadeia de viana

por Redação

O empresário e marido da filha do primeiro Presidente da República, Carlos São Vicente está detido na cadeia de viana. O mesmo foi ouvido pela segunda vez esta terça-feira (22), depois da primeira audiência na quarta-feira (15), pela justiça angolana no âmbito dos vários crimes de que é acusado, depois de ter sido notificado pela Direção Nacional de Investigação Criminal e Acção Penal (DNIAP), órgão afecto à Procuradoria-Geral da República.
No fim da segunda audiência, que durou mais de três horas consecutivas, Carlos São Vicente, ao contrário da primeira vez, já não voltou para casa, tendo sido detido e encaminhado para a cadeia de viana.
Para analistas do sector, são muito fortes os indícios dos crimes de que é acusado, pelo que esta é apenas a primeira medida tomada pelas autoridades, enquanto o processo vai prosseguir os trâmites convenientes.
Acusado dos crimes de peculato, partaicipação económica em negócio, tráfico de influência e branqueamento de capitais, o empresário foi novamente ouvido na DNIAP durante mais de três horas, sempre acompanhado dos seusadvogados.
Anteriormente, em comunicado divulgado à imprensa, a PGR ordenou a apreensão de vários edifícios do grupo AAA, pertencente ao empresário que também é sujeito de investigação na Suíça, por suspeitas de branqueamento de capitais.
De acordo com o comunicado da PGR, foram aprendidas 49% das participações sociais da acionista AAA Activos Lda. no Standard Bank de Angola, três edifícios AAA e o edifício IRCA, situados na Avenida Lenine, na Nova Marginal, na Avenida 21 de Janeiro e na rua Amílcar Cabral, respectivamente e a rede de hoteis IU e IKA, todos localizados em Luanda.
O mandado de apreensão é extensivo aos edifícios situados nas restantes províncias do país, com excepção dos que estão sob gestão do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.
Foram nomeados como fieis depositários o Instituto de Gestão e Participação do Estado (IGAPE) para as participações sociais e o Cofre Geral de Justiça para os edifícios e redes de hotéis.
Sublinha-se que o grupo AAA, liderado por Carlos São Vicente, casado com uma das filhas do primeiro Presidente angolano, Agostinho Neto, é um dos maiores grupos empresariais angolanos, operando na área dos seguros e da hotelaria.

Poderá também achar interessante