Início Política Cooperação entre Angola e a República da Sérvia está à bom rítimo

Cooperação entre Angola e a República da Sérvia está à bom rítimo

por Redação

A delegação angolana do MININT que está à trabalhar na Cidade de Belgrado, República da Sérvia, encabeçada pelo ministro do Interior, Eugénico Laborinho, defendeu, durante o encontro mantido, quinta-feira, 17, com o Primeiro Vice-Primeiro Ministro para a área de política externa, segurança e Ministro dos Negócios Estrangeiros, Ivica David, a extensão da cooperação bilateral para outras áreas.

Eugénio Laborinho solicitou no seu discurso a abertura de mais áreas de cooperação, nomeadamente na indústria militar, formação em medicina militar, bem como a cooperação na área de formação de diplomatas angolanos, por via da academia angolana, sob égide do MIREX.

Por outro lado, aquele governante, solicitou ao Governo sérvio, a aumentar o número de bolsas de estudo atribuídas a Angola, por via do Instituto vocacionado ao assunto.

“Em em 2021, a Sérvia ofereceu 11 bolsas de estudo a Angola, em 2022, ofereceu 19 bolsas e temos a informação que em 2023, estão para vir mais 19 estudantes, já selecionados pelo Instituto Nacional de Bolsas de Estudo”, disse o dirigente.

“aproveitamos o ensejo para solicitar à Vossa Excelência, que, junto das instituições afins, seja aumentado o número de bolsas de estudo atribuídas ao nosso País e, da mesma forma, seja aumentado o tempo reservado para o ensino e aprendizagem da língua oficial da Sérvia, de seis meses para um ano, como constatação feita na comunidade estudantil”.

A integração de militares e polícias no leque das bolsas foi outra matéria abordado no encontro.

O dirigente entregou a carta endereçada ao diplomata pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, o Embaixador, Tete António.

Fizerem parte deste encontro o ministro do Interior, o ministro da Relação Exterior, à Secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, o Embaixador de Angola na Sérvia e outros quadros angolanos.

Poderá também achar interessante