Início Política Contas de sócios de Isabel dos Santos congeladas em Portugal

Contas de sócios de Isabel dos Santos congeladas em Portugal

por Redação

As contas bancárias de dois antigos sócios da empresária Isabel dos Santos e de um antigo administrador da companhia petrolífera Sonangol foram congeladas em Portugal a pedido das autoridades angolanas, noticiou o diário português ‘Correio da Manhã’ na segunda-feira (03).

Foram assim congeladas as contas de Mário Leite da Silva, gestor de negócios da empresária, Paula Oliveira, sócia dela em várias empresas e Sarju Raikundalia, que foi administrador da Sonangol quando Isabel dos Santos foi presidente do Conselho de Administração da petrolífera.

Para além das contas bancárias, o Tribunal Central de Instrução Criminal mandou congelar também depósitos a prazo, aplicações financeiras e dossiers de títulos associados a esses investimentos, disse o jornal.

O arresto desses bens foi feito a pedido das autoridades judiciais angolanas numa carta rogatória de Janeiro do ano passado, em que as autoridades angolanas pediram o arresto preventivo de até 1.150 milhões de euros como garantia de uma possível indemnização ao Estado angolano ligada a duas investigações da justiça angolana.

A primeira, relacionada com a alegada transferência de mais de 131 milhões de dólares da Sonangol para Dubai, após Isabel dos Santos já ter sido exonerada do cargo que ocupava na empresa estatal angolana e, a outra, ligada à joalharia de luxo ‘De Grisogono’, financiada com fundos do Estado angolano e que era controlada por Sindika Dokolo, falecido marido da filha do antigo Presidente José Eduardo dos Santos. *(In Observador)

Poderá também achar interessante