Início Política CNE prepara na Huíla e Malanje as comissões municipais para o processo eleitoral

CNE prepara na Huíla e Malanje as comissões municipais para o processo eleitoral

por Redação

Os participantes adquirem conhecimente de várias temáticas, como a organização eleitoral e estatística, tecnologias de informação, como fazer o mapeamento da assembleia de voto, formação e educação cívica eleitoral, o funcionamento do departamento da administração, finanças e logística

A Comissão Provincial Eleitoral (CNE) da Huíla começou terça-feira (17), com um encontro metodológico, no Lubango, a preparar as Comissões Municipais afins, com vista as eleições gerais de Agosto próximo.

O evento visou transmitir orientações constantes dos Planos de Actividades e do cronograma Institucional, bem como preparar as Comissões Municipais Eleitorais (CME’s), face às tarefas do escrutínio programadas para os próximos cinco meses.

Falando na abertura do certame, o presidente da Comissão Provincial Eleitoral (CPE), na Huíla, Dionísio Epalanga, afirmou ser um encontro que apresentou aos quadros seníores as linhas de força sobre as tarefas a serem executadas, no quadro da preparação para o melhor exercício das suas competências.

Com a actividade, sublinhou, poder-se-á ajudar a partilhar ideias, conhecimentos, experiências organizacionais e operacionais, para o cumprimento de todas as formas aprovadas pelo plenário da CNE.

Considerou que, após a formação, os órgãos locais estarão mais preparados e terão domínio das suas competências, no quadro da implementação das eleições gerais.

O presente Encontro Provincial Metodológico, disse o responsável, deve servir para que os quadros dessa instituição e não só, conheçam cada vez mais e melhor o normativo, fortaleçam os laços de coesão e amizade, fraternidade e de respeito mútuo existentes entre os distintos órgãos, entidades e funcionários da instituição.

Durante um dia, os presentes abordaram, de entre várias temáticas, a organização eleitoral e estatística, tecnologias de informação, como fazer o mapeamento da assembleia de voto, formação e educação cívica eleitoral, o funcionamento do departamento da administração, finanças e logística.

Participaram do encontro membros da CPE, presidentes das Comissões Municipais Eleitorais, chefe de departamentos e de secção da Comissão Provincial Eleitoral.

Na mesma esteira, em Malanje, a Comissão Provincial Eleitoral (CPE) começou a preparar a máquina organizativa das suas Comissões Municipais (CME), para o pleito de Agosto próximo, com a realização, quarta-feira (18), do I encontro metodológico sobre as eleições gerais.

O encontro que decorre sob o lema “Vota Pela Paz, Democracia e Desenvolvimento”, visa transmitir as orientações sobre a estratégica de execução de programas de actividades e cronogramas institucionais das eleições deste ano.

Ao intervir na abertura do evento, o presidente da Comissão Provincial Eleitoral, José Muhongo, precisou que dada a importância e delicadeza de que se reveste o processo, a CPE reúne a sua máquina principal, para em conjunto sincronizarem ideias e métodos para uma condução e realização exitosa do pleito eleitoral.

Apelou os quadros a ter maior capacidade técnica, visando responder com precisão as exigências que impõem o processo eleitoral.

Deu a conhecer que as eleições são consideradas como grande evento logístico que envolvem meios técnicos, material e humanos para a sua realização, daí que, as Comissões Municipais Eleitorais, por conhecerem melhor as suas localidades, têm grandes responsabilidades para a organização e condução de diversas fases do processo.

 Durante algumas horas, os participantes vão analisar questões relacionadas com a organização eleitoral e logística, formação e educação cívica eleitoral, comunicação e marketing, administração finanças e gestão de pessoal.

Participam do encontro comissários provinciais, presidentes das Comissões Municipais, chefes de departamento da CPE e chefes de secções das CME e técnicos. (In Angop)

Poderá também achar interessante