Início Política Audição adiada: Kopelipa e Dino serão ouvidos apenas a 13 e 14 de Outubro

Audição adiada: Kopelipa e Dino serão ouvidos apenas a 13 e 14 de Outubro

por Redação

Contrariamente ao que estava determinado e já foi divulgado por este portal, as audições dos generais Dino e Kopelipa, previstas para terça-feira (06.10), foram adiadas a pedido dos próprios. A PGR não avançou mais pormenores sobre o assunto.
Recorde-se que os generais Leopoldino do Nascimento “Dino” e Hélder Vieiras Dias Júnior “Kopelipa”, homens fortes do regime do anterior Presidente José Eduardo dos Santos, foram constituídos arguidos no âmbito de um processo relacionado com contratos entre o Estado e a empresa China International Fund (CIF), num projecto do extinto Gabinete de Reconstrução Nacional.
Embora a fonte judicial não tenha detalhado quais as acusações que recaem sobre os dois antigos colaboradores de José Eduardo dos Santos, pois “ainda terão de ser ouvidos”, como disse, espera-se que, aos dois sejam aplicadas medidas de coação penal, embora, não possam ainda ser presos preventivamente antes do despacho de pronúncia, na fase de instrução contraditória, pois “gozam de imunidades”.
Mas, de acordo com fontes do sector, diante destas e de muitas outras acusações de peculato, desvios de fundos públicos,tráfico de influência, branqueamento de capitais, associação criminosa, que muito lesaram o Estado angolano, perderão as imunidades, vão ser julgados e passíveis de serem condenados, numa moldura penal de até 18 anos de prisão. JK

Poderá também achar interessante