Início Política Angola e Masdar concordam em desenvolver a 2 GW de projetos de energia solar

Angola e Masdar concordam em desenvolver a 2 GW de projetos de energia solar

por Redação

Durante a semana da sustentabilidade de Abu Dhabi, num projeto assessorado por Averi Capital, S.E, João Batista Borges, Ministro da Energia e Águas da República de Angola, e Mohammed Jammel, CEO da Masdar, assinaram um acordo para desenvolver 2 GW de energia renovável em Angola.

Masdar, uma das maiores empresas do seu gênero no mundo, e líder dos EAU em energia limpa, estabeleceu uma parceria com Averi Capital, em Angola para avançar e desenvolver a aplicação de energias renováveis e tecnologias de hidrogênio verde para responder às preocupações de sustentabilidade global.

“Temos orgulho em contribuir para este acordo e trazer á luz deste projeto, continuamos a construir os laços entre EAU e Angola, esperamos que este seja apenas o início da cooperação entre os dois grandes países”, disse Gaspar Lino CEO da Averi capital.

Na primeira fase, as duas partes desenvolveram em conjunto 500 MW de projetos de Energia solar fotovoltaica como parte de um projeto de energia limpa de 2 giga -watt (GW) em Angola.

O acordo apoiará o país à alcançar o objetivo de 75% de energia renovável até 2025, através de investimento privado.

Está iniciativa, em consonância com as políticas do governo angolano em matéria de investimento directo estrangeiro, não requer empréstimos governamentais e dívida soberana.

“O projeto irá melhorar a capacidade de produção, permitir a criação de empregos, melhorar o acesso á electricidade para o povo angolano.

João Batista Borges, Ministro da Energia e Águas, da República de Angola, afirma que “esperamos estreitar os laços entre os nossos dois países no desenvolvimento e da parceria”.

Mohammed Jammel, CEO da Masdar, disse: “Com o enorme desenvolvimento e crescimento projetado para a África e os baixos níveis actuais de penetração de energia limpa, vemos um enorme potencial para o sector das energias renováveis em todo o continente.

“Os acordos que assinamos na semana da sustentabilidade de Abu Dhabi irão apoiar os objetivos de energia limpa de Angola e ajudar a impulsionar o desenvolvimento económico sustentável para o país”.

Poderá também achar interessante