Isabel dos Santos foi alvo de uma nova acção de execução, agora incidindo sobre a holding maltesa «Winterfell Industries», um mês depois de a subsidiária «Winterfell 2» ter sido igualmente executada.
Três bancos portugueses (Caixa Geral de Depósitos, BCP e Novo Banco) lançaram, no dia de Natal, uma acção judicial contra a holding maltesa Winterfell Industries de Isabel dos Santos.
A empresária, cuja participação na Efacec foi nacionalizada, foi surpreendida com uma nova nota avançada pelo Novo Banco, a Caixa Geral de Depósitos e o BCP, numa acção de execução que deu entrada no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa precisamente no dia de Natal, 25 de Dezembro, segundo notícias que circulam.
Em causa estão 26,39 milhões de euros, que terão sido emprestados no âmbito do negócio para a compra de parte da Efacec em 2015, a Isabel dos Santos e à Winterfell Industries, de Malta. Esta holding controla 100% da Winterfell 2, que é controlada pela portuguesa Niara Holding, com sede na Zona Franca da Madeira e é detida por Isabel dos Santos.
Isabel dos Santos era acionista da Efacec precisamente através da Winterfell 2. Esta participação foi nacionalizada devido ao caso «Luanda Leaks» e foi nomeado um avaliador independente para estipular o montante a pagar pelo Estado português pelos 72% da Efacec.
(In Reuters)