Início Mundo Zelensky afirma nos Globos de Ouro: “Não haverá III Guerra Mundial”

Zelensky afirma nos Globos de Ouro: “Não haverá III Guerra Mundial”

por Redação

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que “não haverá III Guerra Mundial”, num discurso remoto durante a cerimónia dos Globos de Ouro, que decorreu em Los Angeles

O discurso foi transmitido na madrugada desta quarta-feira (11), a partir da cerimónia dos Globos de Ouro, realizada em Los Angeles, EUA, tendo Zelensky afirmado que “isto não é uma trilogia”, depois de dizer que não haverá sucessora da I e II Guerras Mundiais, “que mataram milhões de pessoas”.

O chefe do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigojin, disse na terça-feira que os mercenários conquistaram Soledar, cidade próxima de Bakhmut, na região ucraniana de Donetsk.

“Unidades da Wagner assumiram o controlo de todo o território de Soledar. Continua a luta no centro da cidade, onde estão a ser travadas batalhas urbanas. O número de prisioneiros será anunciado amanhã [quinta-feira]”, disse Prigozhin na plataforma Telegram.

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolay Patrushev, afirmou que Moscovo está a lutar contra a NATO, liderada pelos Estados Unidos, na Ucrânia, acrescentando ainda que o Ocidente pretende fazer a Rússia desaparecer “do mapa político do mundo”;

A presidente da Comissão Europeia anunciou que a União Europeia vai reforçar as sanções à Bielorrússia pelo seu apoio à Rússia na agressão militar à Ucrânia e defendeu o envio de equipamento militar avançado para o exército ucraniano.

Os ucranianos devem começar o treino do sistema de mísseis Patriot nos Estados Unidos já na próxima semana.

O chefe da diplomacia da Turquia, Mevlut Çavusoglu, anunciou o apoio de Ancara ao plano de paz proposto pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, baseado em dez pontos de segurança abrangentes e garantias para o fim do conflito

O presidente da Ucrânia revelou que decidiu retirar a cidadania ucraniana a quatro pessoas, sendo uma das quais Viktor Medvedchuk, o amigo do presidente russo, Vladimir Putin, que foi detido pelas forças ucranianas e devolvido a Moscovo numa troca de prisioneiros em Setembro.

As forças russas bombardearam na terça-feira (10), à noite, Kharkiv, poucas horas depois da visita surpresa à cidade do nordeste da Ucrânia da chefe da diplomacia alemã, Annalena Baerbock, com o homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, divulgou o governador regional.  


2 / 2

                                                                                                                                                   (In NM)


Poderá também achar interessante