Início Mundo Uma matilha de cães de cor azul intenso foi descoberta na Rússia

Uma matilha de cães de cor azul intenso foi descoberta na Rússia

por Redação

Cães de rua com pelo azul intenso foram vistos vagando pelas ruas perto de uma indústria química abandonada na cidade russa de Dzerzhinsk, cerca de 370 km a leste de Moscovo, informou a Newsweek.

Marcelo Ribeiro

Grupos de activistas a favor de animais suspeitam que a exposição a produtos químicos nocivos pode ter resultado na cor incomum da pelagem dos animais, como a agência de notícias estatal ‘RIA Novosti’ sugeriu em um tweet de segunda-feira (16).

De acordo com o ‘The Moscow Times’, a fábrica próxima produzia placas acrílicas e ácido hidrocínico, que é cianeto de hidrogênio dissolvido em água. Cianeto de hidrogênio é um composto extremamente tóxico, precursor de vários polímeros.

A pelagem dos cães também pode ter sido tingida por outros produtos químicos, incluindo sulfato de cobre, um composto inorgânico azul brilhante usado em uma série de processos industriais.

Em outras palavras, ainda não está claro qual é a causa exacta dos pelos azuis, mas sabemos que não é uma boa notícia para o bem-estar dos animais.

«O corante em seu pelo mostra que eles tiveram contacto directo com, ou talvez tenham ingerido, substâncias potencialmente tóxicas ou nocivas», disse Kelly O’Meara, vice-presidente de ‘Animais Companheiros’ da Humane Society International, à Newsweek.

«Isso pode resultar em queimaduras dolorosas na pele, coceira ou hemorragia interna e doenças que podem levar à morte, sem intervenção veterinária», acrescentou O’Meara.

A fábrica faliu em 2015, de acordo com um relatório da ‘RIA Novosti’ da semana passada, permitindo que cães de rua ficassem por aí.

Por enquanto, funcionários da cidade de Dzerzhinsk levaram os cães a um veterinário nas proximidades para testá-los. Fotos publicadas pela Reuters mostram os cães azuis recebendo cuidados em um abrigo em Nizhny Novogrod, uma cidade a uma hora de distância de Dzerzhinsk.

Felizmente, há boas notícias também: dois dos cães já encontraram novos donos.

Poderá também achar interessante