Início Mundo Trump vai ao ataque contra Biden no primeiro debate dos EUA

Trump vai ao ataque contra Biden no primeiro debate dos EUA

por Redação

O Presidente Donald Trump e o desafiante democrata Joe Biden ficarão frente a frente pela primeira vez na disputa pela presidência dos Estados Unidos, nesta terça-feira (29), em Cleveland.

Vicente Toledo*

Faltando 35 dias para as eleições, o primeiro debate da campanha promete ser quente. Em desvantagem nas pesquisas e em meio a uma avalanche de crises e escândalos, Trump deverá partir para o ataque, centrando fogo na capacidade mental de Biden e nas acusações de corrupção contra o seu filho Hunter Biden.
Já o candidato democrata deve focar os seus ataques na desastrosa resposta do governo Trump à pandemia do coronavírus, que já matou mais de 205 mil pessoas no país, e no seu impacto sobre a economia.
O debate também teve que se adaptar aos novos tempos. Trump e Biden não usarão máscaras, nem o mediador Chris Wallace, jornalista da FOX News. Mas os dois candidatos ficarão afastados no palco, e o tradicional aperto de mãos não deve acontecer. Não haverá plateia como em eleições passadas. E somente um pequeno número de convidados estará fisicamente no debate.
Em uma campanha drasticamente alterada pela pandemia, com raras oportunidades de observar os dois candidatos em interações ao vivo, os debates ganham importância. Mas com a polarização extrema do eleitorado, o número de indecisos ou dispostos a mudar a essa altura da campanha pode não alterar o resultado das urnas.
Além disso, milhões de eleitores devem votar mais cedo ou pelo correio, temendo risco de contaminação pelo coronavírus. Em vários estados, a votação já começou. Nada disso favorece o actual presidente, que precisa de um bom desempenho no debate para tentar mudar o rumo da eleição (Biden tem uma média de 7 pontos a frente nas mais recentes pesquisas nacionais).
*(In UOL)

Poderá também achar interessante