Três pessoas morreram num ataque com uma faca em Nice. Uma mulher foi decapitada e autarca fala em “ataque terrorista”. Horas depois, outro homem tentou também um ataque em Avignon, mas foi abatido a tiro.
Um homem atacou várias pessoas com uma faca na Basílica de Nice, em França, e matou pelo menos duas mulheres e um homem, causando ainda vários feridos.
Na sequência do ataque com uma faca, cerca das 9 horas da manhã desta quinta-feira (29.10), segundo o jornal francês “Le Monde”, causando vítimas mortais, duas mulheres e um homem, houve também vários feridos, que foram transportados para o hospital local.
A primeira mulher terá sido degolada no interior da basílica de Notre-Dame de L’Assomption. A segunda, um homem, foi esfaqueado no peito, também dentro do templo. A terceira vítima mortal, outra mulher, foi morta numa café em frente à igreja, onde se havia refugiado do agressor.
O presidente da Câmara de Nice, Christian Estrosi, considerou o incidente como «um ataque terrorista» e anunciou que o atacante já foi detido pela polícia.
«Confirmo que tudo leva a crer que se tratou de um ataque terrorista no seio da basílica Notre-Dame de Nice», lê-se no “tweet” publicado pelo presidente da câmara, anunciando que esteve no local com a Polícia Nacional e a Polícia Municipal de Nice que interpelou o autor do ataque.
A Polícia Nacional Francesa qualificou o ataque «de muito grave» e emitiu um alerta a aconselhar as pessoas a manterem-se afastadas da zona.
O núcleo de combate ao terrorismo abriu um inquérito ao incidente «por assassinato e tentativa de assassinato». No Twitter, o ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, anunciou uma reunião de crise do ministério, a que atenderá o Presidente gaulês, Emmanuel Macron, que viajará entretanto para Nice.
Este foi o segundo ataque de inspiração terrorista cometido em França em cerca de 15 dias. A 16 de Outubro um professor foi degolado à porta de uma escola, depois de ter falado aos alunos sobre liberdade de expressão, usando como exemplo as caricaturas de Maomé.