Início Entrevistas EXIJAMOS DEBATES ELEITORAIS!

EXIJAMOS DEBATES ELEITORAIS!

por Redação

✍🏽 Por: José Carlos de Almeida
(Pensador & Escritor)

Excelentíssimos Senhores Políticos;
Caros Senhores Jornalistas;
Espero que, nas próximas eleições gerais, haja debates televisivos entre os candidatos presidenciais. Os eleitores precisam de ouvir as suas propostas eleitorais. Precisam de saber como e em que prazos as vão materializar. Precisam de saber quais são as suas prioridades. Precisam de ouvir os dados reais da nossa economia. Precisam de saber o que foi bem feito, feito assim-assim e o que foi mal feito.

No processo eleitoral os políticos e a comunicação social têm de fazer melhor
do que as diferentes federações desportivas têm feito em relação à transmissão das ideias dos diversos candidatos. Em casa, no posto de trabalho ou nas suas viaturas, os políticos e os jornalistas ouvem as ideias dos candidatos, porque é importante as conhecer. Contudo, os políticos, sobretudo os candidatos ao cargo de Presidente da República ignoraram
a necessidade que os desportistas têm de ouvir a política desportiva de cada um deles. É importante recordar os jornalistas que os conteúdos dos debates poderão ser usados em momentos ulteriores, na eventualidade de haver incongruências entre prática e as promessas eleitorais.

Os eleitorais precisam de explicações claras. Quem não for claro, ou seja, quem mentir, omitir ou não for capaz de transmitir correctamente as suas ideias e/ou as ideias do seu partido assumiram, politicamente, as consequências do seu desempenho negativo, quer perante os eleitores, quer ante os seus correligionários.

Durante as propagandas eleitorais, todos os candidatos poderão dizer que são capazes e que vão mesmo produzir pão para todos. Contudo, é importante que cada candidato diga, como, quantos e em quanto tempo vão os produzir. Os famintos poderão não estar interessados em esperar muito tempo para terem o pão nos seus estômagos. Os famintos e os desempregados, além da preocupação com a fome e o desemprego, poderão querer saber quantas padarias serão construídas e quantos postos de trabalho poderão ser concedidos no sector da panificação, de modo a terem expectativas de obtenção de emprego.

Os políticos, jornalistas e muitos cidadãos angolanos acompanham com grande interesse os debates eleitorais noutros países, contudo, de uma maneira geral, não exigem, nem se preocupam com debates eleitorais na comunicação social.
Entretanto, se, um dias, o políticos e os jornalistas compreenderem a necessidade de realização de debates eleitorais, espero que os debates televisivos sejam transmitidos em directo, por via radiofónica, por acordo entre as estações de televisão e as estações de rádio, de modo a que um número considerável de eleitores possam ouvir os intervenientes.

———————joseca_makiesse

🇦🇴
09.11.2011

Poderá também achar interessante