Início Entrevistas Entrevista com Thiago Bandeira – Presidente da Escola ANDARAÍ

Entrevista com Thiago Bandeira – Presidente da Escola ANDARAÍ

por Redação

Por: Joacles Costa, correspondente do jornal 24 horas no Brasil

“Alô venenosos de plantão, juntos somos mais fortes.” Thiago Bandeira

Algo inédito acontece neste ano de 2020. É a inserção do álbum “Andaraí – Sambas de Enredo de todos os tempos”, em todas as plataformas digitais. A Escola capixaba Andaraí é a primeira agremiação brasileira a disponibilizar o maior número de sambas enredos nas plataformas.

A A.C.S.E.G.R.E.S. Andaraí é a escola de samba mais antiga do Espírito Santo e a primeira do Brasil a lançar, em todas as Plataformas Digitais de áudio, o álbum “Andaraí – Sambas de enredo de todos os tempos”, que conta com 24 sambas de enredo da escola de Santa Martha. Uma coletânea que reúne em forma de música, a história da “Entidade Carnavalesca” mais antiga do Espírito Santo.

A Andaraí, que em 2021 desfila no grupo especial do carnaval de Vitória, Espírito Santo/Brasil. É a primeira escola de samba do eixo ES, RJ e SP a disponibilizar um registro musical, “quase que completo”, de uma agremiação.

Segundo Thiago Bandeira de 40 anos, Presidente da Andaraí, a escola está resgatando fatos históricos da agremiação. “Nosso objetivo é criar um documentário contando a história da Andaraí. Nessa nossa busca, chegamos aos sambas enredos, que tem sua grande parcela de importância em nossa história. Essa inserção nas plataformas digitais, faz parte desse resgate histórico”. Acrescenta o presidente.

Joacles Costa: Quando foi criada a Escola de Samba Andaraí?
Thiago Bandeira: A Escola fica no bairro Santa Martha em Vitória – Espírito Santo/Brasil. Foi criada em 01 de Dezembro de 1946. Atualmente possui 1.500 integrantes.

Joacles: Por que a Escola tem esse nome?
Thiago: Um antigo morador do bairro, chamado João Batista Martinho. Ele era morador do bairro Andaraí que fica no estado do Rio de Janeiro. O senhor João Batista veio para Vitória/ES e fundou o time do bairro e em seguida colocou o mesmo nome no bairro.

Joacles: Quais são as cores da Escola?
Thiago: Nossas primeiras cores eram azul e branco. Entretanto, naquela época, alguns membros da velha guarda da mangueira (Rio de Janeiro), vieram à Vitória e então batizaram nossa Agremiação. Foi sugerido a troca das cores e a diretoria da época aceitou. Desde então as cores verde e rosa tornaram-se oficiais.

Joacles: Por que a serpente como símbolo ?
Thiago: A inserção da serpente como nosso símbolo, deu-se no início dos anos de 1990. Reza a lenda que na época em que o nosso bairro ainda chamava-se Mulembá, existia um matagal na parte alta do bairro. Neste lugar existiam muitas cobras. Daí as pessoas levaram essa história mais para o lado da ficção e resolveram eleger a naja, por ser a mais venenosa.

Joacles: Quantos títulos tem a Agremiação Andaraí?
Thiago: No grupo especial nenhum título. Temos dois títulos de vice-campeões
do grupo de acesso já fomos campeões oito vezes. Somos a escola que mais vezes conquistou o título do acesso.

Joacles: Quanto tempo de mandato tem um presidente de Agremiação?
Thiago: Depende de cada escola. Cada Agremiação tem seu próprio estatuto. No nosso caso, temos um período de três anos de mandato com eleição feita através de voto e uma assembléia extraordinária, em que os participantes informam os votos de forma aberta.

Joacles:Como são escolhidos os temas para samba enredo?
Thiago: Geralmente o carnavalesco indica, mas ocorrem também algumas sugestões por parte de historiadores ou até mesmo de patrocinadores.

Joacles: Em Quais plataformas digitais estão disponíveis as músicas da “GRES Andaraí”?
Thiago: Para escutar os sambas de enredo da Andaraí, basta buscar por “GRES Andaraí” em qualquer plataforma digital de música: youtube, spotify, deezer, amozon, music, tidal, kkbox, Google play, claro musica, napter.

Poderá também achar interessante