Por: Joacles Costa, correspondente do jornal 24 horas no Brasil
Hoje já estou aposentado dos gramados. Avalio minha carreira de sucesso como empreendedor.
Ricardo Alves Fernandes, mais conhecido como Ricardinho, nasceu em Governador Valadares, Brasil em 6 de Novembro de 1982. É um futebolista brasileiro que atua como meio campo. Atuou em diversos times do Brasil, Oriente Médio, Ásia e Europa. Jogou com jogadores importantes no cenário mundial, tais como: Romário companheiro de clube no Club de Regatas Vasco da Gama (é amplamente tido como um dos maiores jogadores de todos os tempos). Ricardinho atuou no clube alemão Kaiserslautern ao lado de Miroslav Klose (artilheiro de todas as copas do mundo com 16 gols). Atualmente o meia tem uma escola de futebol (BIFA- Brazilian International Football Academy) especializada em futebol brasileiro para crianças e adolescentes em formação na cidade de Ho Chi Mihn no Vietnã. Ricardinho encerrou a sua carreira no Navibank Sài Gòn. Mais conhecido como Ricardinho, deixou a cidade de Governador Valadares (MG) Brasil, em busca do sonho que permeia o inconsciente de toda criança brasileira, ou seja, ser um jogador de futebol.
Joacles Costa: Quais as maiores dificuldades que você passou no início da carreira esportiva?
Ricardo Alves – Minha maior dificuldade foi quando fui para a Alemanha e eu estava com apenas 17 anos. Eu não estava preparado e não falava o idioma local. Tive que viver sozinho em um pais totalmente diferente.
Joacles Costa: Passou por algum momento da vida que deu vontade de largar a profissão de jogador?
Ricardo Alves: Não. Mas quando operei meu joelho pela primeira vez, pensei que nunca mais seria o mesmo e graças a Deus passei por mais três procedimentos cirúrgicos durante o período que jogava, mas deu tudo certo. Logo após eu encerrar a carreira, fiz outra cirurgia e espero que essa seja a última.
Joacles Costa: Qual as suas referências dentro futebol?
Ricardo Alves: Sempre tive como referência o Roberto Carlos e o Denilson.
Joacles Costa: Como é a sua vida no Vietnã atuando como profissional da área?
Ricardo Alves – vida aqui é bem tranquila, sou casado tenho dois filhos aqui e três no Brasil. Tenho uma academia de futebol aqui. ( BIFA ) Brazilian Internacional Football Academy. Tenho outros projetos como eventos, e agencia de Jogadores.
Joacles Costa: Como você avalia seu momento no clube?
Ricardo Alves: Hoje já estou aposentado dos gramados. Avalio minha carreira com sucesso como empreendedor.
Joacles Costa: Qual foi seu melhor momento vivido dentro do futebol?
Ricardo Alves: Meu melhor momento foi no Vasco da Gama em que atuei ao lado do Romário e no Zamalek Sporting Club (Egito).
Joacles Costa: O Campeonato da V-Liga Liga de futebol é mais equilibrado em relação a outros campeonatos?
Ricardo Alves: Quando joguei aqui no Vietnã em 2012, senti uma diferença de nível bem abaixo do que eu era acostumado jogar.
Joacles Costa: O que ele tem de diferente dos outros?
Ricardo Alves: Preparação física muito abaixo dos outros lugares.
Joacles Costa: Quais são seus projetos para o Futuro?
Ricardo Alves: Meus projetos já estão sendo realizados. Já temos duas escolinhas de futebol aqui no Vietnam. 1 escolinha no Camboja e outra entrando na Turquia. Temos outros projetos. Agora na música com alguns talentos do Brasil junto com meus amigos Moacir Scarabelli e Tiago Basso.
Títulos do como jogador:
Ano Equipe
2000 Democrata Futebol Clube
2000 América Mineiro
2000 Ipatinga Futebol Clube
2002 1. Fußball-Club Kaiserslautern
2003 Clube Desportivo Nacional
2004 Associação Desportiva São Caetano
2005 Club de Regatas Vasco da Gama
2006 Rouer FC França
2007 Ittihad FC
2008 Social Futebol Clube
2008 Zamalek Sports Club
2010 Pattaya United Football Club
2011 Chainat Football Club
2012 Navibank Sài Gòn