Início Economia Sonangol vende acções na Puma Energy à Trafigura

Sonangol vende acções na Puma Energy à Trafigura

por Redação

A Sonangol passou para a Trafigura a participação de 31,78 por cento na Puma Energy, avaliada em 600 milhões de dólares, para se resguardar do processo de recapitalização da companhia privada.

Os acordos incluem a rede de retalho da Pumangol, composta por 79 postos de abastecimento de combustíveis.

A petrolífera nacional, em comunicado, anunciou esta sexta-feira (16) ter adquirido através da Sonangol Holdings alguns dos mais importantes activos estratégicos da Puma Energy, tendo sido assinados quinta-feira (15), acordos que incluem a rede de retalho da Pumangol, composta por 79 postos de abastecimento de combustíveis.

Segundo o documento, «terminais de armazenamento aeroportuários em Luanda, Catumbela, Cunene e Lubango, o Terminal de Armazenagem do Porto Pesqueiro, na Baía de Luanda, e a empresa Angobetumes, são outros desses activos adquiridos pelo mesmo montante da alienação».

A Sonangol, além da antecipação da participação na recapitalização da Puma Energy, declara que «os acordos assinados estão alinhados ao objectivo estratégico inserido no Programa de Privatizações, com resultados evidentes na optimização da carteira de activos da petrolífera nacional, elementos-chave para o propósito de se focar no seu negócio principal».

A conclusão do processo de venda das acções da Sonangol na Puma Energy à Trafigura, e a subsequente compra da Pumangol, terá a duração de seis a oito meses, estando previsto um período de transição de um ano para a substituição da logomarca da Pumangol, elucida o comunicado. *(Com agências)

Poderá também achar interessante