Início Economia SAMBA LUCALA VAI SER O NOVO TRIÁNGULO DO MILHO E DA SOJA NO PAÍS

SAMBA LUCALA VAI SER O NOVO TRIÁNGULO DO MILHO E DA SOJA NO PAÍS

por Redação

O ministro da Agricultura e Pescas, Antonio de Assis disse na passada quarta-feira, 02 de Setembro, na comuna de Samba Lucala, que o sector que dirige vai trabalhar para tornar esta região do município de Samba Caju, no novo triangulo do milho e da soja, como acontece com a provincia da Huíla, sul do País, para o aumento da produção de fuba e ração, esta última fundamental para responder a gritante carência do produto no mercado nacional e impulsionar a criação sustentável de aves e outros animais.

O Governante que, falava na Fazenda Samba Lucala,no fim de sua visita de 3 dias ao Cuanza Norte, fez um balanço positivo das acções desenvolvidas nesta província no domínio da produção agrícola e pecuária, tendo referiu que, o funcionamento da fazenda Samba Lucala vai assegurar a inclusão económica das famílias nos processos produtivos através da “ assistência técnica e a criação de uma boa base logística”.

Por outro lado, garantiu que o seu ministério vai apoiar todas as iniciativas das famílias ligadas a produção animal e vegetal, tendo apontado o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário( FADA), como o principal instrumento para ajudar os pequenos produtores a potenciar a sua actividade e melhorar a sua condição social e económica.

“Aqui há indicadores positivo, temos que avançar, o futuro é de esperança, Angola está acontecer e se nos empenharmos todos os resultados estarão à vista de todos”, encorajou .

Para o governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho, o projecto Fazenda Agrícola de Samba Lucala, constitui um grande ganho para a província por ser uma oportunidade para resolver o problema da ração para os aviários do Lucala e de outras regiões.

“ Vamos ter mais comida, mais emprego e é isso que interessa ”.

No âmbito da responsabilidade social da empresa GESTERRAS, que gere o projecto agrícola, está a ser construída uma aldeia rural com habitações condignas para os aldeões que vivem nas áreas circundantes da fazenda.

Poderá também achar interessante