Início Economia João Lourenço aprova contrato de investimento no Camutué – Lunda Norte

João Lourenço aprova contrato de investimento no Camutué – Lunda Norte

por Redação

Ao abrigo do contrato de investimento recentemente aprovado pelo Presidente da República João Lourenço, a Endiama terá uma participação de 83% no consórcio responsável pela exploração da zona diamantífera do Camutué, província da Lunda Norte.

Segundo informações a que se teve acesso, do referido consórcio fazem ainda parte a Kiluanje Limited (10%), Consórcio Conkamutue (5%) e VDB Limitada (2%). A autorização de João Lourenço dá especificamente, ao ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, poderes para a inclusão de um ou mais parceiros no consórcio.
Diamantino de Azevedo tem dado prioridade à parceria com a ‘Alrosa’, diamantífera russa accionista da Sociedade Mineira da Catoca, principal empresa mineira no país. A ‘Alrosa’ pretende estender a parceria com a Endiama também à mina do Luaxi.
Enquanto isso, a De Beers, que nos últimos anos paralisou as suas actividades no país após o esgotamento da concessão do kimberlito Mulepe-1, tem solicitado ao Ministério dos Recursos Minerais uma nova área, que não lhe foi concedida, mas os contactos mantêm-se.
A captação de recursos financeiros para o investimento em novos projectos mineiros tem sofrido atrasos devido à pandemia de Covid-19, que afectou o preço de diamantes nos mercados. *(Com agências)

Poderá também achar interessante