Início Economia Covid-19 força adiamento da Feira Internacional de Luanda

Covid-19 força adiamento da Feira Internacional de Luanda

por Redação

A 36ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), evento que deveria ser realizado em Outubro, juntando empresas nacionais e de outros continentes, para a exposição de serviços e produtos, foi adiada, devido à pandemia da Covid-19.

Francisco Manuel*

Um comunicado da Eventos Arena, empresa angolana especializada na organização e produção de feiras e eventos, informa que a opção pelo adiamento da maior bolsa de negócios de Angola, deve-se a recomendações da Comissão para a prevenção e combate à COVID- 19, que entre outras medidas, prevê a limitação do ajuntamento de pessoas.
O documento da Eventos Arena refere que, apesar de se ter registado o interesse dos empresários nacionais e internacionais de participação na FILDA 2020 e a «conjugação de esforços para a sua realização com toda as condições de biossegurança, a melhor solução é a adiar».
A Eventos Arena reconhece, que mais do que um «marco histórico», a FILDA é um reflexo directo da evolução e desenvolvimento empresarial e socioeconómico de Angola. «É indissociável falar de crescimento económico e evolução empresarial sem mencionar o contributo que desde a década de 60, a FILDA tem dado a Angola», refere o comunicado.
O Ministério do Planeamento e a Eventos Arena, já trabalham, no entanto, na preparação da próxima edição, marcado para os dias 06 e 10 de Julho de 2021.
Na 35ª edição da Feira Internacional de Luanda (FIL), que tem sido um ponto de atracção do investimento externo, participaram vinte e um países, mais três em relação ao ano anterior.
Até 2016, a FILDA era organizada por diferentes entidades gestoras, passando desde a 33ª edição para a gestão directa do Governo, através do Ministério da Economia e Planeamento, que a pretende ver integrada num projecto estratégico mais acertado para o desenvolvimento económico.
A estratégia passa pelo reforço da atractividade de Angola no mundo, estimulo às parcerias e sinergias entre as empresas nacionais estrangeiras.
Ao longo do próximo ano, a Eventos Arena vai promover as feiras «Alimentícia», «Internacional de Benguela», «Do Ambiente Angola», «Expo Indústria e Projecto (construção)», «Empreendedor» e da «Indústria do Mobiliário e Madeira». *(Com Agências)

Poderá também achar interessante