O volume de negócios entre Angola e a Zâmbia, nos últimos cinco anos, ronda os 18.5 milhões de dólares, anunciou terça-feira (10), em Luanda, o ministro do Comércio e Indústria de Zâmbia, Chipoka Mulenga
No âmbito da visita oficial a Angola do Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, realizou-se o Fórum de Negócios Angola e Zâmbia, tendo o ministro do Comércio e Indústria zambiano, Chipoka Mulenga afirmado que o seu país exportou para Angola 14.5 milhões de dólares.
Já Angola, acrescentou, exportou para a Zâmbia, durante o período em referência, 4 milhões de dólares noramericanos, muito a quem da realidade dos dois países, quando comparado com os seus potenciais.
Na base do défice da balança comercial entre os dois países, apontou a falta de ligações de infra-estruturas rodoviárias e ferroviária, uma situação agravada pela ausência de mercados nos postos fronteiriços com Angola.
O ministro do Comércio e Indústria de Angola, Victor Fernandes, reafirmou que “se precisa ir além do potencial que existe e começar a aproveitar as oportunidades existentes, de forma a concretizar resultados tangíveis”.
Deste modo, desafiou o empresariado privado a desempenhar, cada vez melhor, o papel de promotor do investimento para concretização das metas preconizadas.
“Cada um de nós tem um papel a desempenhar para mudar o estado actual das coisas”, sublinhou.
O Fórum de Negócios Angola e Zâmbia, realizado pela Agência Promoção das Exportações (AIPEX), em parceria com a Development Agency (ZDA) da Zambia, decorreu sob o lema “Oportunidades de negócios e novas parcerias privadas para o reforço da cooperação bilateral”.
O evento, onde participaram grupos de empresários zambianos e angolanos, visou fortalecer as novas parcerias entre os empresários dos dois países, nos mais diversos sectores, bem como reforçar os laços entre as duas instituições congéneres, AIPEX e ZDA.