Uma fenda de 56 km de comprimento surgiu em 2005 na Etiópia. Entre cinco e dez milhões de anos a África se dividirá em dois continentes por causa do afastamento das suas placas tectônicas e isso vai gerar um novo oceano.
Na região de Afar, na Etiópia, as placas tectônicas da Somália, Núbia e Arábia tem se afastado gradualmente, de acordo com reportagem da NBC News, formando lentamente uma enorme fenda que se transformará em um novo oceano. “Podemos ver que a crosta oceânica está começando a se formar, porque é distintamente diferente da crosta continental em sua composição e densidade.”
Faz tempo que os cientistas desconfiam que as placas estejam em processo de separação, mas avanços na tecnologia de GPS tem colaborado para se compreender especificamente o que tem acontecido por baixo da superfície.
Este novo oceano em África será uma oportunidade única para o entendimento de como se dá a ruptura tectônica, reporta a NBC. Apesar de sabermos que as placas tectônicas estão constantemente se movimentando não sabemos exatamente quais forças empurram as três em direções opostas.
Uma das possíveis explicações é que gigantescas rochas superquentes borbulham sob o manto no ponto exato em que as placas se tocam. Mas é uma hipótese que não pode ser confirmada.
Com a monitoração por GPS será possível observar a taxa de movimento de cerca de cinco milímetros por ano, afirma Ken Macdonald, o geofísico marinho da Universidade de Santa Barbara a NBC. “À medida que obtemos mais e mais medidas de GPS, podemos ter uma idéia muito melhor do que está acontecendo”.
Segundo cientistas da Royal Society, um novo oceano está a nascer no meio de África. Geólogos que trabalham na região de Afar, na Etiópia, dizem que, eventualmente, esse oceano irá dividir o continente em duas partes, mas vai levar, aproximadamente, 10 milhões de anos para que isso aconteça.
A equipe de cientistas disse ter testemunhado mudanças incríveis na formação geológica de Afar nos últimos cinco anos. Segundo eles, o continente está a abrir-se sob os pés dos habitantes do lugar.
Em 2005, uma fenda de 60km de comprimento e oito metros de largura, abriu-se em um período de apenas 10 dias. Lava do interior da Terra está a aflorar pela fenda, contribuindo para que ela se separe e cresça ainda mais.
Outros especialistas da Universidade de Bristol apontam o fato de que, como algumas regiões próximas da fenda estão abaixo do nível do mar, a água, provavelmente, vai tomar conta da região, criando o novo oceano.
Os pesquisadores acreditam que, ao observar esse fenômeno, eles podem entender melhor o processo pelo qual a Terra passou para adquirir as configurações atuais. [In BBC]